Quem trabalha com alimentos sabe que a saúde e a limpeza andam lado a lado em cada etapa das preparações. Afinal, a sua missão é fazer com que seu cliente tenha uma boa experiência e te considere uma referência quando o assunto é qualidade.
É por isso que muitos profissionais adotam as luvas de procedimento na cozinha. Esse item, que se popularizou durante a pandemia, é adotado para tornar os processos mais seguros e preparos mais fáceis. Nesse artigo, a glöfi® te explica por qual razão adotar essa proteção e como escolher o modelo ideal. Continue lendo para saber mais!
Pode usar luva de procedimento na cozinha?
Muitas pessoas têm receio de usar as luvas de procedimento para manipular alimentos. E vamos combinar: é meio estranho que um produto que é usado em hospitais e clínicas também seja visto na preparação de alimentos, né?
Na verdade, faz todo o sentido que esse item de proteção faça parte da sua cozinha. As luvas de procedimento são barreiras físicas e biológicas que protegem do contato com agentes que podem espalhar doenças. Ou seja, utilizar luvas é uma medida que ajuda a manter seus pratos seguros quando você segue os cuidados necessários.
Como escolher a luva correta?
O primeiro passo é ter a consciência de que a luva é uma ajuda extra para proteger os alimentos. Nada substitui a higiene das mãos antes e após o uso da proteção. Esse hábito é necessário para qualquer pessoa que lida com alimentos, inclusive na rotina doméstica.
O segundo passo é escolher o modelo correto. Se você nos acompanha, já deve ter percebido que nós explicamos como o látex pode ser um material reativo para pessoas sensíveis. Isso significa que o contato direto com determinados alimentos, como carnes e frutas, pode provocar quadros de alergia e contaminação cruzada.
Por isso, as luvas de nitrilo costumam ser as mais indicadas para os profissionais do ramo alimentício. Além de não serem fabricadas com látex natural, também não possuem pó, reduzindo riscos para a sua cozinha. Inclusive, a Nitrilo Black é a queridinha dos churrasqueiros e dá aquele toque de elegância para quem trabalha com confeitaria.
Fique atento também à integridade das luvas. Rasgos e perfurações reduzem o potencial preventivo e representam ameaças. Ah, e nada de tentar reutilizar seu par, viu? As luvas de procedimento são descartáveis e devem ser destinadas ao lixo correto após o uso!
Importante: o uso prolongado das luvas e o suor acumulado das mãos pode produzir o “caldo de luva”. Quando não há a retirada correta e falta higiene, sua produção também pode ser contaminada. É por essa razão que lavar as mãos corretamente é indispensável.
Em quais ocasiões posso utilizar luvas?
Como a gente adiantou, os churrasqueiros e quem trabalha com hambúrgueres artesanais amam as luvinhas de nitrilo na cor preta. Elas já se tornaram parte do atendimento e ajudam até na hora das chapas e grelhas, já que costumam responder melhor ao calor que as versões em látex.
Lembre-se: o uso em altas temperaturas não é recomendado, pois o material pode derreter e causar danos às mãos do usuário. Para manipulações em altas temperaturas, utilize luvas térmicas.
Os confeiteiros também não abrem mão de uma ajudinha extra na hora de enrolar docinhos ou fazer aquele acabamento que exige atenção. O mesmo vale para chefs e cozinheiros, que costumam utilizá-la para finalizar os pratos e proporcionar aquele impacto que vale até uma foto quando chega na sua mesa.
A indústria é outra usuária frequente das luvas nitrílicas. Frigoríficos e segmentos alimentícios adotam esse EPI e até diferenciam equipes ou setores com cores diferentes. Legal, né?
As luvas descartáveis podem fazer parte até dos preparos domésticos. Muitas donas de casa investem nesse produto para evitar fortes odores, como na hora de cortar uma cebola ou temperar carnes.
Por fim, mesmo quem prefere não utilizar luvas pode se beneficiar delas, como em momentos em que o usuário possui algum corte ou lesão nas mãos. Assim, você fica mais protegido, o seu alimento não se contamina e você pode evitar que a área machucada infeccione.
🤑 Está gostando do conteúdo? Aproveita para visitar o site depois de terminar de ler e use o cupom glob5 para ganhar desconto na sua próxima compra.
Regulamentações sobre o uso de luvas na manipulação de alimentos
A manipulação de alimentos é regulamentada por agências governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou Secretarias de Saúde Pública Estaduais. Esses órgãos costumam ter diretrizes específicas sobre o uso de luvas na manipulação de alimentos.
No Brasil, a ANVISA não considera o uso de luvas obrigatório, mas recomenda que se escolham materiais que não afetem a qualidade dos alimentos e o máximo cuidado no uso desse item de proteção.
As luvas devem ser usadas corretamente para garantir a eficácia da barreira protetora. Algumas dicas são:
👉 Lave as mãos antes e após o uso das luvas
👉 Não reutilize luvas descartáveis e descarte logo após o uso
👉 Verifique as luvas antes do uso para garantir que não estejam danificadas ou rasgadas
👉 Troque as luvas sempre que necessário, especialmente após manusear alimentos diferentes, objetos ou após uma pausa na manipulação.
Agora que você já sabe como escolher o modelo ideal para manter a sua segurança em dia, visite a glöfi® e conheça as luvas da Linha Nitrilo.