saúde física e mental em

primeiro lugar

Minha luva estourou: cuidados com o látex para tatuadores

segurançatatuadores

Você sabia que o látex, produto usado na produção de tintas, brinquedos, máscaras e luvas, é composto de até 65% de água? Se você é um tatuador, essa informação tem de estar na ponta da língua! 

Quando se trata de látex, o velho ditado “água e óleo não se misturam” acaba sendo muito verdadeiro. 

Isso porque o material não reage bem, chegando até mesmo a dissolver quando em contato com produtos à base de petróleo, alguns tipos de loções e até mesmo lubrificantes como a vaselina, que são diariamente usados por tatuadores.

Se existe esse problema, por que eles não deixam de usar esse produto? 

A vaselina faz parte do trabalho dos tatuadores e possui duas funções muito importantes quando aquelas incríveis artes vão tomando forma na nossa pele:

👉 Em uma fina camada, ajuda na penetração das agulhas. Isso reduz a dor e o desconforto em tatuagens mais longas e dá mais vida útil aos equipamentos dos tatuadores.

👉 Durante tatuagens muito coloridas, para evitar que os pigmentos se misturem, o tatuador pode aplicar uma camada de vaselina sobre as partes finalizadas, evitando assim a contaminação com outros tons durante o procedimento.

Os riscos da vaselina com o látex

Apesar de muitos tatuadores ainda preferirem as luvas de látex pelo seu conforto, maciez e por serem mais facilmente encontradas no mercado, a segurança, de tatuadores e tatuados, durante um procedimento pode ser bastante afetada.

Não é incomum vermos luvas e mais luvas descartadas por rasgos nas pontas dos dedos e na palma das mãos. Exatamente onde o látex e a vaselina entram em contato.

Fazendo dissolver pequenas camadas de cada vez, pela mistura dos ingredientes, as luvas vão ficando mais frágeis e quebradiças.

Sabe quando pegamos um pedaço de borracha, ou elástico mais velho, e ele estoura ou se despedaça facilmente? O efeito é parecido!

Trocar de luvas várias vezes por causa de rasgos? CHATO

Ficar em contato direto com sangue de outras pessoas? PERIGOSO

Mais do que uma questão de praticidade, a biossegurança é a maior preocupação nesse momento. 

Alternativas pela segurança dos tatuadores

Como os dois itens, luvas e vaselina, são fundamentais para o trabalho dos tatuadores e não podem ser trocados, qual seria a solução?

Luvas de outros materiais!

Conquistando cada vez mais profissionais, e sendo recomendadas até mesmo pelo governo dos Estados Unidos, as luvas nitrílicas oferecem excelente aderência às mãos e agilidade sem a temida fadiga muscular. Luva apertada não dá!

Com uma matéria-prima artificial, o nitrilo, essas luvas são mais robustas e resistentes a rasgos, perfurações e, o grande vilão dessa história, produtos à base de óleo.

A glöfi® trabalha com toda uma linha de luvas nitrílicas perfeitas para tatuadores. Com cada vez mais cores, esse tipo de luvas também pode ser a solução ideal para quem trabalha com produtos da indústria química e de limpeza pesada.  

💡 Leia também: Nitrilo Black: um clássico para sua proteção

Cuide do seu trabalho e deixe a glöfi® cuidar das suas mãos! Conheça o nosso catálogo, verifique as especificações e tenha sempre o material certo para sua atividade.   

compartilhe

Produtos com saúde e estilo para você: