saúde física e mental em

primeiro lugar

Você sabe como fazer a higienização das mãos? 

biossegurançasaúde

Conta uma coisa pra gente: na hora de lavar e fazer a higienização das mãos, você presta atenção em todos os passos ou faz tudo no automático?

É preciso reconhecer a importância dessa atitude simples, mas fundamental para a saúde!

A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes para prevenir infecções e doenças causadas por vírus e bactérias. No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer esse procedimento corretamente, ou não têm o hábito de pensar nisso com frequência. 

Continue lendo para descobrir como e quando você deve fazer a higiene das suas mãos, além de quais as diferenças entre os procedimentos e de que forma as luvas da glöfi® também podem te ajudar nessas situações! 

O que é a higienização das mãos?

A higienização das mãos é o ato de limpar as mãos com água e sabão ou com preparação alcoólica (álcool gel ou líquido), com o objetivo de eliminar os agentes infecciosos que podem estar presentes na superfície da pele. 

Esses riscos biológicos podem ser adquiridos ao tocar em objetos ou pessoas contaminadas, gerando infecções caso entrem em contato com mucosas, feridas ou olhos.

O procedimento de higienização das mãos é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde!

Além disso, a higienização das mãos também é importante para evitar a transmissão de doenças comuns, como gripe, resfriado, diarreia e até mesmo conjuntivite. Por isso, nada de coçar os olhos com as mãos sujas, viu?

Pessoa realizando a higiene das mãos



Como fazer a higienização das mãos?

Existem quatro principais formas de fazer a higienização das mãos, sendo que a escolha depende da situação e da disponibilidade dos produtos. 

Veja mais detalhes sobre cada uma delas:

Lavagem simples com água e sabão

A higienização das mãos com água e sabão deve ser feita sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue ou e/outros fluidos corporais. Também deve ser feita após usar o banheiro, antes de comer ou preparar alimentos, após tossir ou espirrar, após tocar em animais ou material orgânico e sempre que houver dúvida sobre a limpeza das mãos. 

Sem dúvidas, é a forma mais rápida e comum de limpeza e desinfecção.

Para fazer a higienização das mãos com água e sabão, siga os seguintes passos:

  • Molhe as mãos com água corrente limpa (quente ou fria), feche a torneira e aplique sabão.
  • Ensaboe as mãos esfregando-as uma na outra. Ensaboe as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  • Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Uma dica para ajudar nessa contagem, é cantarolar duas vezes o “Parabéns pra você” para medir o tempo.
  • Enxágue bem as mãos em água corrente limpa.
  • Seque as mãos com uma toalha limpa ou papel-toalha.
  • Use a toalha ou o papel-toalha para fechar a torneira.

Higienização das mãos com preparação alcoólica

A higienização das mãos com preparação alcoólica pode ser feita quando as mãos não estiverem visivelmente sujas ou contaminadas. É uma forma rápida e prática de eliminar os germes das mãos, podendo ser feita em qualquer lugar. 

A preparação alcoólica pode ser em gel ou líquida, desde que tenha concentração entre 60% e 80% de álcool.

Para fazer a higienização das mãos com preparação alcoólica, siga os seguintes passos:

  • Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos.
  • Friccione as palmas das mãos entre si.
  • Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.
  • Friccione a palma das mãos entre si com os dedos entrelaçados.
  • Friccione com movimento circular o polegar esquerdo, que se encontra na palma da mão direita e vice-versa.
  • Friccione as pontas dos dedos da mão direita contra a palma da mão esquerda (e vice-versa), fazendo um movimento de vai-e-vem.
  • O tempo mínimo para fricção das mãos é de 20 segundos.

Lavagem das mãos com antissépticos

Esse tipo de lavagem, utilizando produtos mais especializados, como sabonetes e detergentes antissépticos, é indicada em alguns casos. Entre os principais, estão o contato com pacientes portadores de microrganismos multirresistentes e em casos de surtos.

Para fazer esse tipo de higienização das mãos, nós seguimos os mesmos passos da limpeza com solução alcoólica. Primeiro, aplicando uma quantidade suficiente para cobrir as mãos e, na sequência, friccionando todas as partes dos dedos e palmas das mãos.

Higienização antisséptica cirúrgica ou preparo pré-operatório

Realizada sempre antes de procedimentos cirúrgicos ou procedimentos invasivos, esse tipo de higienização das mãos é a mais completa, podendo levar entre 3 a 5 minutos.

Este procedimento deve seguir algumas regras, como por exemplo evitar contato com a torneira ao final da lavagem, fazer o uso de toalhas descartáveis ou compressas estéreis para a secagem das mãos e braços.

Variando de instituição para instituição, essa “degermação cirúrgica” pode ser feita com a ajuda de escovinhas de clorexidina ou com soluções alcoólicas. 

Pessoa passando álcool em gel



O papel das luvas na higienização das mãos

Além da higienização regular das mãos, o uso adequado de luvas descartáveis pode fornecer uma barreira de proteção adicional! 

As luvas são recomendadas em situações em que há risco de contato com fluidos corporais, substâncias químicas ou materiais potencialmente contaminados. 

Elas oferecem proteção tanto para o usuário quanto para outras pessoas que possam ter contato com superfícies contaminadas.

Atenção: assim como o tipo de produto, ao escolher as luvas descartáveis que vai utilizar, é importante seguir algumas orientações:

– Escolha o tipo de luva adequado para a atividade, levando em consideração o material (como látex ou nitrilo), o tamanho correto, tipo de tratamento (com ou sem pó) e se possui a textura ideal para a atividade.

– Certifique-se de que as mãos estejam adequadamente higienizadas antes de colocar as luvas.

– Trocar de luvas sempre que entrar em contato com outro paciente.

– Nunca tocar desnecessariamente superfícies e objetos (tais como telefones, maçanetas, portas) quando estiver com luvas.

– Ao remover as luvas, faça-o de maneira cuidadosa, evitando o contato com a pele externa das luvas para minimizar a exposição a possíveis contaminantes.

Descarte as luvas adequadamente após o uso, seguindo as orientações de descarte de resíduos.

E o mais importante: busque sempre luvas de qualidade e com fornecedores autorizados para repassar, com confiança, todos os detalhes e dicas sobre a proteção que você irá utilizar!

Assim como qualquer equipamento de segurança ou item para ambientes de saúde como consultórios e clínicas, as luvas devem apresentar todas as informações e instruções de uso para que você, seu trabalho e seus pacientes estejam sempre em segurança.

Continue acompanhando os artigos da glöfi® e fique por dentro destas de estilo e segurança! 

Profissional de jaleco vestindo luva laranja
compartilhe

Produtos com saúde e estilo para você: