Moda e comportamento são assuntos que vão além de roupas bonitas, combinações de cores e o surgimento de tendências. Afinal, a moda é uma poderosa ferramenta de expressão e estilo. E é neste cenário que as passarelas desempenham um papel importante sobre nossas percepções e preferências.
Elas são verdadeiras fontes de inspiração: ditam as cores, os cortes, os tecidos e as modelagens que estarão em alta nas próximas estações. Quando uma tendência é apresentada durante os desfiles, ela pode se espalhar para as lojas, para as vitrines das ruas e para o guarda-roupa das pessoas.
Seja um novo estilo de calça, uma estampa marcante ou, até mesmo, uma combinação de acessórios como luvas coloridas, as passarelas têm o poder de transformar as ideias dos estilistas em realidade no dia a dia das pessoas, com as devidas adaptações.
Em todo o mundo, o setor da moda é avaliado em US$ 3 trilhões, e emprega 57 milhões de pessoas em países em desenvolvimento, segundo o Google Arts & Culture. No entanto, a influência das passarelas não se resume à economia. Ela afeta a forma como nos vemos, como nos relacionamos e como nos expressamos. Acompanhe a leitura para entender mais!
As passarelas no dia a dia das pessoas
Ao falar em moda e comportamento, a moda define o que será considerado tendência em determinada estação. Existe também um apego dos consumidores às marcas de sua preferência.
Carolyn Mair, autora do livro “The Psychology of Fashion”, já disse o seguinte em uma entrevista:
“Quando temos uma espécie de lealdade a uma marca, tendemos a falar sobre essa marca mesmo quando não estamos comprando com ela. Ao ter este tipo de entretenimento educativo, as marcas podem promover a confiança nos consumidores e criar uma comunidade [cheia de clientes satisfeitos].”
Além da lealdade à marca, é interessante lembrar também que as passarelas influenciam celebridades e, por conseguinte, isso se reflete em um grande público que não quer estar de fora das tendências.
Ao considerarmos as cores, por exemplo, que viram tendência em determinada estação, as pessoas tendem a utilizá-las em diversas ocasiões, inclusive no trabalho. Você já deve ter observado que no verão prevalecem as cores brilhantes, enquanto no inverno as cores mais neutras ganham destaque.
Assim, os desfiles são uma vitrine para os designers de moda e para marcas apresentarem suas coleções e, dessa forma, inspiram as escolhas de vestuário das pessoas ao redor do mundo.
A influência das passarelas no comportamento das pessoas
A influência da moda pode ser entendida como uma forma de expressão individual. Ela contribui para que os indivíduos se expressem livremente ao optarem por determinado estilo.
As pessoas se inspiram nas coleções apresentadas nas passarelas para compor seus looks, seja para o trabalho, eventos sociais ou simplesmente para o lazer. Sempre que buscamos nos apresentar com determinada roupa, mesmo inconscientemente, temos escolhas inseridas em um contexto do universo fashion que permeia a sociedade.
Quando aliamos moda e comportamento, estamos manifestando nossos gostos pessoais e criamos uma identidade do que somos e de como nos expressamos. A partir do momento que você escolhe um ou mais acessórios, é um aviso para o mundo de quais são suas preferências.
A cada nova temporada, estilistas renomados apresentam suas criações e essas peças inspiram o estilo das pessoas. Para você ter uma ideia, a grife Chanel criou lançou a icônica bolsa 2.55 em 1955 e até hoje as pessoas associam essa peça a um símbolo de status e sofisticação.
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A influência da moda na autoestima
A moda é uma ferramenta essencial para aumentar a autoestima das pessoas. Segundo Frances Corner, autora de “Why Fashion Matters”, ela é um agente de inovação e mudança e está ligada à saúde e ao bem-estar.
Ao usarmos roupas que nos fazem sentir bem e confiantes, isso se reflete em nossa postura e atitude. Por sua vez, seguir tendências apenas por pressão social pode ter o efeito contrário, levando à insegurança e à insatisfação com a própria imagem.
Imagine uma situação de entrevista de emprego em que um candidato está vestido de terno e outro está com roupas casuais e coloridas. Dependendo do cargo que almejam com a entrevista, uma vestimenta inadequada poderá abalar a autoestima mesmo antes do contato com o recrutador.
Além disso, moda e comportamento não impactam apenas o vestuário ocidental. Uma pesquisa da Universidade do Teerã, que investigou o comportamento dos consumidores no mercado de vestuário, aponta que “o interesse por moda, gosto pessoal, utilitarismo e novos produtos impactam positivamente a autoconfiança”.
Inclusive, a moda tem o poder de dar sentido à vida ao estabelecer uma conexão pessoal e íntima com cada um de nós. Embora algumas pessoas possam considerá-la uma frivolidade, na verdade ela pode ter um impacto muito positivo no nosso bem-estar psicológico.
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No blog da Glöfi, você pode conferir mais conteúdos relacionados e ainda obter dicas úteis para você se manter no estilo mesmo no ambiente profissional. 🙂