originalidade como

forma de expressão

Sua melhor cor: como descobrir sua paleta de cores

coresestilomarca pessoal

“Inverno Profundo”, “Primavera Quente” e “Outono Suave”. Esses termos, que até parecem nomes de cores de esmalte ou batom, são apenas alguns exemplos de paletas de cores. Já ouviu falar sobre isso?

Se não, vamos começar pelo começo

É comum nos sentirmos mais fortes e “iluminadas” quando utilizamos peças de roupas de algumas cores específicas. Essas cores, ou paleta de cores, podem nos valorizar ou desvalorizar dependendo do uso, ressaltando ou disfarçando certas linhas de expressão e até influenciando em nosso sorriso.

“Nossa! Essa cor fica linda em você!”: esse tipo de comentário surge exatamente desse tipo de escolha que, muitas vezes inconscientemente, faz com que demos prioridade para padrões de cores que utilizamos em nossas roupas, acessórios e até mesmo que escolhemos para pintar e decorar nossas casas e locais de trabalho. 

Será que existe um estudo ou ciência por trás dessa escolha de paleta de cores? A resposta é sim!

O que é a Colorimetria? 

A Colorimetria é um campo de estudo científico que tem aplicações em diversas áreas para determinar as cores a partir da avaliação de pontos como matiz, intensidade e saturação. Alguns especialistas se referem a esse trabalho como a “matemática das cores”.

Para aplicar esse tipo de estudo, é necessário um conhecimento profundo dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação à sua pele, sua personalidade, seus objetivos e muito mais.

Dependendo do tipo de destaque a pessoa queira transmitir, principalmente no trabalho, tecidos e luzes podem ser usados para encontrar a sua melhor cor. 

Descobrindo como a sua beleza natural se transforma com roupas de cores claras, escuras, quentes e frias, até mesmo a decoração do espaço de trabalho pode ser transformada.  

Você conhece seu nível de contraste?

A colorimetria e a escolha da paleta de cores se baseia, em grande parte, em como as cores se comportam com diferentes tons e contrastes de pele. 

Cores de blusas, jalecos, laços e, é claro, luvas podem, por exemplo, disfarçar olheiras, manchinhas, imperfeições, assim como, deixar a pele mais iluminada e até mesmo mais lisa!

Para descobrir a sua paleta existe uma série de especialistas, aplicativos e programas que podem ajudar a identificar sua pele e gostos pessoais. Esse tipo de análise pode ser bastante extensa e quanto mais detalhada, melhores serão os resultados.

Atualmente existem profissionais, principalmente no ramo da beleza, que se especializam nessas áreas. 

Os “Coloristas” são aqueles responsáveis pela aplicação das cores prontas, conhecendo produtos de estética e pintura e suas indicações. Já os “Colorimetristas”, além de conhecer os produtos, entendem todos os fatores que compõem a colorimetria, estudos de contraste, reflexo e toda a matemática por trás das cores.

Consultar um destes especialistas antes de sair aplicando cores, pintando paredes e mudando todas as suas roupas, pode ser uma boa ideia!

Veja como a paleta de cores, dependendo do profissional ou site utilizado para identificar seus tons de pele, pode ser dividida:

Paleta por tom de pele

Os tons de pele podem ser divididos entre quente, frio e neutro. Cada um desses tons combina com paletas de cores específicas que podem levar em conta até mesmo como a pele reage quando exposta ao sol.

Pele quente

A colorimetria indica que os tons de pele quentes combinam também com tons fortes e quentes. Essas são as peles escuras ou claras com tons amarelados, dourados ou alaranjados. 

Normalmente bronzeiam de forma mais rápida e ficam com tonalidade amarelada ou o famoso “dourado” do verão. 

Experimente escolher roupas e acessórios nas cores amarelo-ouro, coral, laranja, vermelho ou caramelo.

Pele fria 

As cores que mais ressaltam o tom de pele frio são as paletas roxo e azul. 

Esse tipo de pele, quando mais escura, pode ser identificada com tons variados de azul ou verde-oliva, Já nas peles claras, com cores mais pálidas, com tons rosados, roxos e azuis fracos. 

Na exposição ao sol, as peles claras ou pálidas se queimam facilmente, deixando regiões do rosto, ombros e braços mais avermelhados.

Uma boa aposta, caso este seja seu tipo de pele, é usar paletas de cores com azul marinho, esmeralda, lavanda, lilás e rosa. 

Pele neutra

Qualquer cor pode combinar com os tons de pele neutros. Esse tipo de tom de pele pode ser encontrado em muitas pessoas, brancas ou negras, mas que não se queimam facilmente no sol. 

Se você se identifica com esse padrão, pode apostar em cores mais suaves. O destaque será maior, como por exemplo, no rosa claro, verde jade, azul plácido e até mesmo com o pêssego. 

Paleta por estação do ano

Outra forma de classificar a paleta de cores de uma pessoa é por meio das estações do ano. 

Um pouco mais completa, com estações e subestações, essa classificação pode ser comparada com a de tons de pele, onde o outono e a primavera representam as peles quentes, enquanto o verão e o inverno são frias.

Primavera

Pode ser dividida entre “quente”, para paletas de cores mais saturadas, “clara”, para tons mais iluminados e opacos, e “brilhante”, para cores vivas. 

Verão

Essa estação é dividida entre “quente”, para cores opacas e frias, “frio”, com tons vivos e fortes para quem possui um bom contraste entre as cores da pele e do cabelo, “suave”, com tons de médio contraste e “claro” com tons frios e iluminados.

Outono

Com três divisões, a pele de outono pode ser classificada em “quente”, para tons fortes e quentes, “escuro”, com paleta de azul marinho e claro, e “suave”, com foco no salmão, verde-oliva e outros tons pálidos.

Inverno

O tipo de pele mais fria possui as divisões em “escuro”, quando os tons de cabelo, pele e olhos são mais escuros, “brilhante”, para tons mais fechados e coloridos, e “frio”, com tons com  baixo contraste.

Paleta de cores para seu ambiente

Além do uso nas roupas, nos acessórios e na maquiagem, a colorimetria e a escolha correta de uma paleta de cores são fundamentais na hora de decorar um ambiente.

Seja para uso pessoal, ou em um espaço de trabalho e atendimento, conhecer a influência das cores e como elas interagem com você pode fazer mudar o seu estado de espírito e como clientes e funcionários reagem ao longo do dia.

Deixando um espaço mais acolhedor, calmo, animado ou atrativo, pequenas mudanças de tons podem fazer toda diferença.

Entre as paletas de cores mais escolhidas na hora de pintar e decorar os ambientes estão:

Azul

Calmante e relaxado, essa paleta de cores é muito usada em ambientes de espera ou banheiros. Sempre uma boa escolha para aumentar a produtividade em escritórios e salas de estudo.

Amarelo

Cheio de energia, o amarelo é usado principalmente para destacar áreas de atendimento ou trazer aconchego quando usado em tons mais suaves.

Vermelho

Simbolizando amor, poder e força, o vermelho nos interiores e nas decorações traz o sentimento de aconchego e serve sempre como um convite para aquecer um cômodo ou parte dele.

Verde

Transmitindo harmonia e tranquilidade, o verde é muito usado em ambientes de saúde ou em locais que pedem concentração, como salas de reunião. 

Preto

Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz na hora de usar o preto para pintar um ambiente, essa cor traz um ar de sofisticação e luxo. Claro, por ser um tom forte, deve ser usado na medida certa para não sobrecarregar o local.

Branco

Elegante e tranquilo, o branco, junto com outros tons neutros, são coringas na hora da decoração. Servindo de base para outras cores, essa sempre é uma escolha certeira para começar a construir a paleta de cores do seu espaço.

Gostou dessas dicas? Conheceu um pouco mais sobre as cores e como nós somos influenciadas por ela? Experimente, teste e abuse dessa dinâmica para ter o seu tom ideal!

Não seja apenas mais uma! A glöfi® acredita que você pode, até mesmo nas mãos, mostrar seu estilo e abandonar a mesmice.

Conheça todo nosso catálogo no site e comece, pelas suas mãos, a dar um novo tom para a sua personalidade!

compartilhe

Produtos com saúde e estilo para você: